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ERROS NA HORA DE FAZER UM SISTEMA DELIVERY

Entregar em casa é fundamental na pandemia, mas é preciso adequar produtos, avaliar custos e ter boa divulgação

 

Se antes o delivery era uma tendência, depois da pandemia se tornou uma necessidade. Entregar produtos e serviços na casa do consumidor é hoje fundamental para garantir a sobrevivência dos negócios.

“É preciso criar canais de venda neste momento via delivery. Entender de fato a necessidade do cliente em busca de mantê-lo muito próximo da marca”, afirma Luiz Felipe Navarro, consultor de negócios do Sebrae-SP. “ Sem dúvida, este é um momento crucial para as empresas se reinventarem”, completa.

No caso de empresas que não tinham seu próprio serviço de entregas, Navarro sugere que o empreendedor faça uma análise criteriosa, seguida de ações minuciosas. “Primeiramente é preciso entender toda a estrutura do negócio e de equipe. Compreender se seu produto pode se adequar ao delivery, assim como quais canais serão utilizados”.

“É fundamental analisar o estoque dos produtos, entender como os fornecedores estão trabalhando, avaliar o possível aumento da produção e tomar muito cuidado com o processo de entrega”, acrescenta o consultor.

 

Planejamento e testes

Presidente da fintech brasileira Stone, Augusto Lins ressalta que apesar da urgência de sua adoção, essa medida precisa ter um planejamento que considere todos os seus impactos, ou não terá bons resultados.

“Algumas empresas estão montando seu delivery próprio, outras migrando para plataformas, outras montando serviços de e-commerce completo. Cada solução tem um impacto diferente para o seu negócio”, afirma o executivo da Stone, que oferece diferentes ferramentas de gestão para empreendedores.

Entre os cuidados que o empreendedor deve tomar para começar – ou ampliar – o atendimento a distância, está o cuidado com as embalagens, que devem proteger corretamente o produto e garantir as condições ideais de higiene.

O horário de funcionamento e a definição dos canais de atendimento para o pré e o pós-vendas também precisam ser definidos e comunicados aos clientes com clareza.

 

A escolha das embalagens é um ponto crucial para quem vende comida via delivery

 

“O primeiro ponto é garantir a qualidade dos seus produtos via delivery, principalmente no caso de alimentos. É fundamental testar todos os pratos nas embalagens que serão enviadas, avaliando os tempos de entrega e a qualidade dos produtos quando chegam”, recomenda Alessandra Giner, diretora de Marketing da Stone.

“É importante considerar os custos de embalagens e das plataformas de delivery”, prossegue a executiva, lembrando que o valor final para entrega pode ser diferente do praticado no estabelecimento físico.

O meio de entrega que vai ser utilizado, assim como as formas de pagamento, também precisam ser levados em consideração. Afinal, a área onde a empresa vai atuar, e os veículos que vai utilizar para enviar os pedidos, têm impacto direto nas taxas de entrega. Além disso, fornecer máquinas de cartão para o pagamento é fundamental.

 

Presença nas redes

Definido o funcionamento do delivery, é fundamental aumentar a presença digital para divulgá-lo. Posts diários nas redes sociais da empresa são fundamentais, assim como o compartilhamento de conteúdo relevante para os clientes.

“É fundamental atuar com marketing on-line”, reforça Augusto Lins. "O ideal é publicar posts diariamente. Em vez de apenas anunciar que está fazendo entregas, é recomendável publicar textos curtos com dicas relacionadas à área em que você atua. Dicas para lidar com a quarentena e as dificuldades provocadas pela pandemia também são recomendáveis".

 

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Publicada em 08 de Junho de 2020