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4 AÇÕES PARA ADAPTAR SUA EMPRESA AO NOVO NORMAL

Conheça algumas das principais tendências digitais trazidas pela pandemia do novo coronavírus

 

Que todas as estruturas sociais e econômicas foram abaladas pela crise sanitária do Coronavírus nós sabemos. Agora basta entender o que todas essas transformações reservam de tendências para o futuro. Com certeza você, administrador e empreendedor, está cheio de dúvidas, ou talvez hipóteses de quais devem ser as prioridades do seu negócio nessa nova fase.

 

Por isso, reunimos aqui 4 tendências digitais baseadas no estudo realizado pela plataforma de e-commerce Nuvemshop, que conta com mais de 50 mil clientes. O material trata sobre as transformações que as empresas vão precisar ter para estarem preparadas para o novo normal. Confira!

 

 

1. Acelere o processo de migração para o online

 

Se a sua empresa cogita há tempos criar seu site ou e-commerce, mas o projeto ainda continua no papel, esse é o momento para executá-lo.

 

Segundo o relatório de tendências da Nuvemshop, a busca por plataformas de e-commerce durante a pandemia cresceu 64% no Brasil e o número de criação de novas lojas virtuais teve um salto de 190% quando comparado ao segundo trimestre de 2019. Ou seja, existe um movimento muito grande de varejistas que antes vendiam apenas em lojas físicas entrando no mundo digital. Isso significa que, se seus concorrentes já fizeram esse movimento e você não, provavelmente seu negócio ficará para trás se não se adaptar logo.

 

Se o número de novas lojas criadas ainda não foi um argumento suficiente para estimular que o seu projeto de migração para o digital aconteça, talvez o aumento nas vendas online possa ajudar. Segundo o estudo, o número de pedidos realizados nas lojas virtuais da Nuvemshop representaram 3,5 Black Fridays, a maior data de vendas do varejo. Em três meses houve um aumento de 234% no número de transações feitas online se comparado ao ano anterior.

 

Esse cenário fez diversas empresas acelerarem o seu processo de migração, colocando em prática projetos de transformação digital — que poderiam levar anos — em algumas semanas. Isso prova que é possível dar o primeiro passo com rapidez para não ficar para trás em um processo que está tão acelerado. Será que sua empresa não consegue pensar em um formato reduzido e possível para criar seu e-commerce neste momento?

 

 

2. Entenda o que mudou no comportamento do consumidor

 

Segundo o estudo “O e-commerce na Pandemia 2020”, o número de novos compradores online na plataforma cresceu 142% no segundo trimestre de 2020 comparado ao primeiro trimestre do ano. Dados da ABCOMM indicam que a base de usuários de e-commerce cresceu 70% no mundo durante a pandemia, aumento que levaria 10 anos em condições normais. E, de acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet pós-pandemia.

 

Durante esse processo acelerado de digitalização, muitas barreiras foram derrubadas, fazendo com que grupos mais idosos, menos digitalizados ou menos engajados com tecnologias aderissem aos poucos a esses processo. Fosse fazendo aulas online, realizando videochamadas, trabalhando em home office ou comprando produtos online, as resistências que existiam antes foram superadas.

 

Todavia, para que esse processo de entrada no mundo virtual seja o melhor possível para os novos consumidores, as marcas precisam criar processos amigáveis. Para isso, é importante oferecer atendimento próximo e humanizado, disponibilizar sites completos com informações claras e fáceis de encontrar e sempre se lembrar que não é porque o cliente comprou online que ele não quer manter contato humano nenhum no processo de atendimento e pós-venda. Portanto, crie canais de comunicação acessíveis.

 

A boa notícia é que existem alternativas fáceis e práticas no mercado atualmente para você montar sua loja virtual completa, estruturada e oferecendo todo esse suporte ao seu público. Se você precisa de um parceiro para te ajudar, nesse processo a Nuvemshop é uma ótima opção para você.

 

 

3. Saiba mesclar ações online e offline para criar uma operação omnichannel

 

A palavra omnichannel — que significa a integração total entre canais on e offline — já estava circulando no mercado antes mesmo da pandemia, mas o cenário fez com que essa tendência se confirmasse como uma necessidade.

 

A restrição da abertura do comércio físico forçou muitas empresas que vendiam produtos aparentemente impossíveis de vender online a entrar no digital e integrar suas estruturas offline às novas necessidades digitais.

 

Nesse processo de adaptação, muitos administradores descobriram que, para atender seu público, teriam que agir de forma híbrida. Por esse motivo, algumas alternativas foram vender online e definir a loja como local de retirada ou colocar os vendedores da loja física para realizar vendas por WhatsApp, por exemplo. Esses novos formatos criaram uma experiência muito mais confortável e prática para o consumidor, que também se adaptou rápido a essa flexibilidade na jornada de compra.

 

Mesmo agora, com a reabertura de muitos estabelecimentos, fica claro que o consumidor está em busca do melhor dos dois mundos: a praticidade e acessibilidade da internet, com o atendimento e rapidez de recebimento do produto da loja física.

 

Sendo assim, as práticas citadas acima e tantas outras — como estoque do e-commerce junto com o do loja física, atendimento multicanal e cross-sell, que estimulam a recompra de produtos de um canal em outro — tornaram-se práticas que devem ser consideradas pelo administrador de empresas para o sucesso de seu negócio.

 

Para saber mais sobre as estratégias omnichannel leia esse artigo sobre o tema e entenda como aplicá-las ao seu negócio.

 

 

4. Aprimore seus conhecimentos sobre processos digitais

 

Toda mudança gera novos processos, ferramentas e conhecimentos que precisam ser desenvolvidos para encarar com mais tranquilidade as transformações que o mundo nos impõe. Porém nem sempre esse processo precisa ser complexo e demorado. Para se adaptar ao novo normal, o empreendedor precisa incluir em suas tarefas um momento para estudar as novidades, principalmente relacionadas ao mundo digital.

 

Opções de pagamentos online, tipos e custos de fretes, marketing digital, redes sociais, atendimento remoto, gestão de estoque, design, TI, gestão da plataforma de e-commerce…

 

O universo que gira em torno de criar e manter um negócio online é vasto.

 

Entretanto, o que a experiência vivida durante a pandemia nos mostrou foi que muitos processos já consolidados do modelo tradicional de negócios podem, muitas vezes, ser adaptados para atender às novas necessidades do consumidor, que agora compra à distância.

 

A melhor forma de pensar nessas alternativas e de estar realmente preparado para o novo normal online é buscando conteúdos de credibilidade e de fácil acesso para aprender mais. Uma dica é a Universidade do E-commerce, portal de conteúdo grátis, 100% voltado para assuntos sobre negócios, empreendedorismo e e-commerce. Com blog, cursos, vídeos e podcast. Você pode escolher o formato que mais te agrada e mergulhar no mar de dicas que a Universidade oferece!

 

 

Preparado para o novo normal?

 

De olho nessas 4 tendências apresentadas,você estará mais preparado para lidar com os desafios que estão por vir no momento que estamos vivendo.

 

Perca o medo de transformar sua operação em digital, saiba que existem soluções práticas, amigáveis e com custos possíveis para a sua empresa. Esse é o caso da Nuvemshop, que está oferecendo 30 dias grátis para quem se inscrever hoje e criar sua loja virtual.

 

Dê o primeiro passo agora, pois existe uma grande demanda de consumidores querendo comprar por esse canal, um vasto oceano para ser explorado!

 

Fonte: Administradores

Publicada em 07 de Agosto de 2020