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Como um bom pós-venda ajuda no relacionamento com cliente?

O pós-venda é um processo crucial no relacionamento com o cliente e, na maioria dos casos, é esquecido por grande parte dos empresários. Esse é processo é fundamental para a fidelização dos consumidores e o aumento no grau de satisfação deles.

Sendo assim, é um ponto que você deve dar atenção se pretende vender mais e aumentar seus níveis de faturamento e lucro. Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre pós-venda e como colocá-lo em prática em seu negócio. Acompanhe!

O que é um atendimento pós-venda?

O pós-venda é uma estratégia que abrange um conjunto de atividades executadas após a conclusão de uma compra. Um exemplo básico é a ligação da empresa para um cliente dias depois de adquirir um produto ou serviço.

Assim, o objetivo seria conversar com ele para verificar se ficou satisfeito com o atendimento e com a qualidade da solução adquirida. Além disso, o pós-venda pode ser utilizado para incentivar o consumidor a voltar ao estabelecimento e adquirir novos produtos ou serviços.

Por que ele é importante?

Existe uma máxima no meio empresarial que afirma que manter um cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais barato que conquistar novos consumidores. Nesse sentido, o pós-venda tem a função de encantar os seus consumidores e garantir a fidelização deles em seu estabelecimento.

Ele tem a função de aumentar as chances de uma pessoa retornar a sua empresa para fazer novas compras. Geralmente, esses consumidores tendem a gastar mais em uma segunda negociação. Isso porque já conhecem o seu atendimento e confiam nas soluções comercializadas pela sua empresa.

Quais são os tipos de pós-venda?

Algumas pessoas podem acreditar que o pós-venda se limita apenas a ligar para um cliente após ele fazer uma compra. Contudo, o processo vai muito além. Existem 3 principais estratégias que você pode adotar. Veja quais são elas!

Follow-up

O princípio por trás dessa estratégia é estar sempre presente na vida do seu consumidor. Isso pode ser feito enviando e-mails simples para trocar experiências, informações relevantes ou, até mesmo, ofertas exclusivas.

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação tem como objetivo verificar como o consumidor enxerga a empresa. Essa é uma excelente estratégia de pós-venda, pois as pessoas gostam muito de responder questionários na internet.

Customer Success

O Customer Success ,ou sucesso do cliente, é um conjunto de estratégias que demonstram uma preocupação genuína com o consumidor. Assim, o foco é fazer com que ele perceba que a empresa está aberta e disposta a contribuir com ele.

Como isso pode ajudar no relacionamento com o seu cliente?

O pós-venda tem o foco em melhorar o relacionamento com o cliente. Isso é conquistado ao demonstrar a ele a sua preocupação em oferecer o melhor atendimento e garantir a satisfação total com os produtos ou serviços adquiridos.

Assim, é possível construir uma relação mais próxima e amigável. Todas as vezes em que ele pensar em uma solução que a sua empresa comercializa, certamente lembrará da sua marca.

Por fim, podemos concluir que o atendimento pós-venda é fundamental para garantir a fidelização dos clientes. Portanto, o próximo passo é utilizar os princípios apontados neste artigo e aplicá-los em sua empresa.

Fonte: https://blog.gertec.com.br/pos-venda/?utm_campaign=blog_como_um_bom_pos-venda_ajuda_no_relacionamento_com_cliente&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Publicado em 26 de Julho